Gmail testa novo sistema para verificação de remetentes de email
Os sinais de verificado são uma das formas de garantir que uma determinada conta é genuína, e é bastante vulgar de o encontrar por várias plataformas sociais. Facebook, X e outras redes sociais contam com estes sinais para identificar rapidamente contas verdadeiras de pessoas reconhecidas e famosas – ou que tenham pago para obter o sinal.
Agora, o mesmo conceito vai começar a surgir também para os emails. Como forma de as empresas poderem validar os remetentes das mensagens associados aos seus domínios, o Gmail vai começar a mostrar um pequeno sinal de verificado junto dos remetentes confirmados como legítimos.
Este sistema, que vai brevemente ficar disponível na aplicação do Gmail para Android e iOS, adiciona um pequeno sinal de verificado junto de remetentes que tenham sido validados como os oficiais de um determinado contacto.
Este sistema usa uma tecnologia conhecida como Brand Indicators for Message Identification (BIMI), que pode permitir às empresas garantirem que um domínio é efetivamente da sua autoria, e que as mensagens enviadas do mesmo são legitimas.
A ideia será ajudar a reduzir possíveis mensagens de spam e phishing, aplicando uma forma dos remetentes poderem validar as contas de onde as mensagens foram enviadas.
Para obter a certificação BIMI é necessário que as entidades tenham uma marca registada, e o processo de validação é algo complexo atualmente. No entanto, a Google pretende que o mesmo venha a ficar mais simples no futuro, sendo que poderá permitir a qualquer entidade realizar a sua verificação.
Esta novidade deve começar a chegar a contas do Google Workspace durante as próximas semanas, e eventualmente, ficará visível para mais contas durante os próximos meses.