Google apresenta queixa contra Microsoft na Comissão Europeia
A Google vai avançar com uma queixa de abuso de posição contra a Microsoft, sobre a Comissão Europeia, numa das mais recentes acusações contra a empresa. A Google acusa a Microsoft de tornar consideravelmente cara a tarefa dos clientes cloud da mesma moverem os seus trabalhos e projetos da Azure para outras plataformas, como a Google Cloud.
A Google afirma que a Microsoft encontra-se a restringir os seus clientes europeus de mudarem para plataformas cloud rivais, com termos de licenciamento abusivos ou onde são aplicadas taxas consideravelmente elevadas para tal.
A Google afirma que as práticas da Microsoft encontram-se a prejudicar consideravelmente os seus clientes europeus, tanto empresas como governos. Esta afirma que as medidas da Microsoft custam mais de mil milhões de dólares às entidades anualmente, valores que passam também para todos os contribuintes europeus.
Atualmente a Amazon AWS lidera sobre as plataformas cloud na Europa, sendo que a Azure da Microsoft encontra-se na segunda posição, seguindo-se a Google Cloud em terceiro.
Um porta-voz da Comissão Europeia terá também confirmado que a entidade recebeu a queixa por parte da Google, sendo que se encontra atualmente a iniciar a investigação da mesma.
É importante relembrar que esta não é a primeira vez que a Microsoft é acusada de tornar difícil a tarefa de quem pretenda deixar de usar as suas plataformas cloud por rivais, com termos de licenciamento apertados para tal.
Em resposta às acusações da Google, a Microsoft afirma encontrar-se otimista que a Comissão Europeia vai analisar o caso, e deverá deixar de parte as acusações da rival.