Nintendo pretende ir com “cautela” para o tema da IA
Embora o termo Inteligência Artificial tenha sido um dos mais quentes do ano, e a tecnologia tenha vindo a evoluir para praticamente tudo, hoje em dia, ter algo associado a IA, nem todas as empresas pretendem manter essa ideia.
Ao que parece, a Nintendo é uma das empresas que pretende manter-se algo cautelosa sobre o uso da tecnologia e do termo. Na realidade, a empresa parece ter planos completamente diferentes de aproveitar o terreno da IA para o mercado em que a mesma atua.
Durante uma recente entrevista ao New York Times, Shigeru Miyamoto veio confirmar que a Nintendo não pretende ir de encontro com os temas quentes da atualidade, e que não olha para a IA como o futuro do mercado dos videojogos. O mesmo afirma que a empresa pretende ir numa direção totalmente diferente.
O mesmo afirma que a Nintendo possui conhecimento das tecnologias atualmente em destaque de IA, mas que não pretende adotar as mesmas para o futuro ou como parte das suas estratégias.
Segundo o mesmo, “Pode parecer que estamos a ir na direção oposta só por ir na direção oposta, mas na verdade estamos a tentar descobrir o que torna a Nintendo especial. Fala-se muito de I.A., por exemplo. Quando isso acontece, todos começam a ir na mesma direção, mas é aí que a Nintendo prefere ir numa direção diferente.”
Esta ideia da Nintendo não é algo inteiramente novo. Na realidade, a empresa tem o hábito de nunca ir pelas tendências, e invés disso fazer as coisas à sua própria maneira.
Ao mesmo tempo, Shuntaro Furukawa, presidente da Nintendo, também já tinha expressado que a empresa olha para a IA com cautela, vendo o seu potencial criativo, mas ao mesmo tempo, sendo cautelosa pelo facto que ainda existem questões pendentes a nível dos direitos de autor dos conteúdos produzidos pela mesma.
O mesmo afirma que a Nintendo pretende continuar a criar produções dedicadas e diferentes dos restantes, das quais tenha total conhecimento que são originais.