Google prepara-se para novos investimentos de peso em centros de dados
A Google pode ter novos planos de realizar alguns investimentos de peso para a construção de novos centros de dados, que poderão permitir expandir as operações da empresa para novas regiões.
Os rumores mais recentes apontam que a Google possui planos de investir 3.3 mil milhões de dólares em dois novos centros de dados na Carolina do Sul, nos EUA. Estes investimentos surgem na mesma altura que empresas como a Microsoft e Amazon também estão a investir consideravelmente em novos locais para apostar nas tecnologias de IA.
Do valor que a Google pretende agora investir, cerca de 2 mil milhões seriam alocados para o Pine Hill Business Campus, em Ridgeville and Winding Woods Commerce Park. Os restantes 1.3 mil milhões de dólares seriam usados para expandir o centro de dados atualmente existente da empresa em Berkeley County, criando 200 novos postos de trabalho.
Espera-se que os novos centros de dados venham a permitir à Google expandir as suas operações na área da IA, com mais capacidade de processamento e armazenamento de dados, além de expandir as suas operações para novas áreas e chegando a ainda mais clientes.
Esta medida surge também depois da Microsoft ter confirmado que iria investir 30 mil milhões de dólares num novo fundo, focado para melhorar as tecnologias de IA e construir novas infraestruturas focadas nesta tecnologia.
A Amazon também se encontra a investir mais de 11 mil milhões de dólares na mesma ideia, e pode vir a trazer novos centros de dados em várias regiões para atingir os seus objetivos.