Apple pode usar AirPods para identificar problemas no coração
A Apple parece ter alguns planos alargados para os AirPods, que podem envolver usar o dispositivo para ajudar os utilizadores a identificar possíveis casos de problemas cardíacos. Pelo menos é essa a ideia que surge das recentes patentes descobertas da empresa.
Segundo uma patente descoberta recentemente da Apple, a empresa pode encontrar-se a estudar a possibilidade de usar os AirPods como uma forma de identificar doenças no coração. Embora a patente não seja clara de como este sistema iria funcionar, a ideia será usar o dispositivo como uma base de ligação ao corpo, para avaliar certos aspetos do mesmo.
Os rumores sobre tal possibilidade começaram a surgir com a chegada do iOS 18, onde existem evidencias que os AirPods poderiam ter uma forma de identificar a frequência cardíaca dos utilizadores a usarem os mesmos.
É possível que tal tecnologia fosse integrada nos futuros AirPods Pro 3 e Powerbeats Pro, que estão previstos de chegar no próximo ano.
A patente indica que seria possível usar os dados dos batimentos cardíacos para analisar também problemas que poderiam existir no coração. Estes dados seriam processados pelo dispositivo, e depois analisados dentro do sistema operativo da Apple.
Os Airpods poderiam contar com um conjunto de microfones direcionados para o interior do canal auditivo, que seriam capazes de identificar este género de problemas durante a realização de várias atividades. O sistema não deverá ser tão fidedigno como algumas alternativas, mas poderá ser uma ajuda útil para alguns, e até como forma de medição auxiliar do Apple Watch e outros sistemas.
Os rumores apontam que a patente pode mesmo ser integrada em futuros dispositivos, nomeadamente nos AirPods Pro 3 e Powerbeats Pro, mas o lançamento dos mesmos está previsto de acontecer apenas no próximo ano, portanto ainda podem ser feitas alterações. E como sempre, a patente nem sempre descreve uma tecnologia que vai ser realmente lançada no mercado.