Mastercard lança novo cartão para pagamentos com criptomoedas
A MasterCard encontra-se a lançar um novo produto no mercado, que certamente vai cativar a atenção dos entusiastas das criptomoedas. A empresa, uma das mais reconhecidas a nível dos sistemas de pagamento mundiais, confirmou que vai expandir as suas operações no mercado das criptomoedas, sobretudo na Europa, com o novo Spend.
Este novo cartão da entidade é direcionado para quem tenha as suas próprias carteiras de criptomoedas, e pretenda um meio simples e rápido de usar as mesmas para pagamentos no “mundo real”. O cartão pode ser usado para pagamentos em qualquer entidade que aceite cartões MasterCard.
Ao contrário do que acontece com outros sistemas de pagamento, o cartão Spend da MasterCard permite que os utilizadores tenham as suas carteiras interligadas com o mesmo, realizando os pagamentos diretamente das mesmas. Isto será aplicável para o que é considerado carteiras autónomas, onde os utilizadores possuem total controlo das suas chaves – e não se encontram associados com outras entidades.
Usando este cartão, os utilizadores podem realizar pagamentos diretamente das suas carteiras para a rede, sem terem de usar intermediários. Os fundos são retirados diretamente da carteira digital, e usados para pagamentos em qualquer operação dentro da rede MasterCard.
Os pagamentos neste formato são possíveis graças a uma parceria entre a MasterCard e a Mercuryo, uma empresa de pagamentos cripto com sede na Europa. O cartão usa o euro como base de pagamento, portanto independentemente da criptomoedas usada, o valor final será neste formato.
No entanto, existem alguns pontos de atenção para quem pretenda usar este cartão. Primeiro, o mesmo possui uma taxa de emissão de 1.60 euros, e acresce uma taxa de manutenção mensal de 1 euro. Existe ainda uma taxa de 0.95% do valor de todos os pagamentos realizados usando o cartão.