AMD revela novo modelo de IA focado para tarefas específicas
A AMD encontra-se a preparar para dar os primeiros passos a nível da IA integrada com os seus sistemas e hardware, tendo confirmado que se encontra a desenvolver um novo modelo de IA de pequenas dimensões, mas que pode ajudar os utilizadores em tarefas do dia a dia.
O modelo vai ser apelidado de AMD-135M, e destaca-se por ser relativamente pequeno e simples, mas focado em ajudar os utilizadores em tarefas especificas do dia a dia. Este modelo destaca-se por otimizar o processo de tokens, para prever o que será usado no futuro enquanto uma tarefa está a ser realizada no momento.
O modelo foi, segundo a AMD, treinado internamente com 670 mil milhões de tokens de dados, um processo que levou cerca de seis dias completos usando quatro aceleradores de IA Instinct MI250.
Este modelo deve ser disponibilizado como AMD-Llama-135M e a AMD-Llama-135M-Code, sendo que cada um vai adaptar-se a diferentes formatos de utilização. Ambos os modelos foram adaptados do LLM Llama da Meta.
Esta novidade surge numa altura em que a AMD também se encontra a focar em novas tecnologias de IA, com algumas novidades programadas para breve.