uBlock Origin Lite foi removido da loja de extensões do Firefox

uBlock Origin Lite foi removido da loja de extensões do Firefox

Numa medida algo inesperada, o criador da extensão uBlock Origin Lite decidiu remover a mesma da loja de extensões da Mozilla, onde se encontrava até agora para os utilizadores do Firefox.

Raymond Hill, criador da extensão, afirma ter removido a extensão da plataforma da Mozilla depois de recentes alterações no processo de aprovação da entidade. A extensão ainda irá encontrar-se disponível, mas apenas por fontes externas e necessita de ser manualmente instalada no navegador – processo que não é relativamente simples.

De acordo com o programador, tudo começou no início de Setembro, quando a equipa de moderação da loja de extensões da Mozilla começou a marcar todas as versões do uBlock Origin Lite como estando a violar os termos da plataforma. Quando o mesmo questionou a equipa de moderação sobre tal decisão, esta terá afirmado que a extensão encontrava-se a recolher dados dos utilizadores e possuía partes de código que tinham sido criados via IA.

Quando apresentadas as informações, Hill terá contestado as mesmas, indicando que bastaria uma pessoa com conhecimentos básicos de JavaScript para avaliar que todas as indicações fornecidas pelos moderadores da Mozilla são falsas.

Face à falta de resposta da moderação da Mozilla, Hill decidiu colocar a extensão apenas disponível via o GitHub, deixando de usar a loja de extensões da empresa.

A última mensagem deixada no ticket sobre o caso aparentava ter uma mensagem da Mozilla, a lamentar a decisão e que a mesma teria sido incorreta. No entanto, ainda assim o programador decidiu remover a mesma da plataforma.

De notar que a extensão original, e talvez a mais conhecida, do uBlock Origin para Firefox ainda se encontra disponível na plataforma da Mozilla. A medida afeta apenas a versão Lite, que seria a versão preparada para a mudança do Manifest v3, e que era a versão recomendada desde que o Chrome começou a bloquear as extensões antigas baseadas em Manifest v2.