Nintendo faz mais uma baixa no mundo dos emuladores
A Nintendo tem vindo a travar uma batalha cerrada contra os emuladores da Switch, e depois de ter conseguido levar ao encerramento do Yuzu, agora parece que a gigante dos jogos fez mais uma vítima.
A Nintendo terá recentemente conseguido levar a que o emulador Ryujinx tivesse o seu desenvolvimento encerrado. Este era o segundo maior emulador da Switch depois do Yuzu, que tinha sido anteriormente encerrado depois de um processo legal da Nintendo.
Agora, o Ryujinx parece ter sido atingido pelo mesmo caso, sendo que todos os locais oficiais onde o mesmo se encontrava disponível para download encontram-se agora inacessíveis. O GitHub do projeto aparenta ter sido removido e o canal do Discord, onde eram partilhadas informações sobre o mesmo, foi também eliminado.
O principal programador associado com o projeto, conhecido como gdkchan, terá sido contactado pela Nintendo e chegou a um acordo para remover todas as indicações do projeto, e descontinuar o seu desenvolvimento.
Um dos moderadores do Discord do grupo aparenta ter confirmado esta decisão, e a agora remoção dos conteúdos públicos do emulador parece confirmar que um acordo foi criado com a Nintendo para tal.
Embora a emulação de conteúdos seja legal, a Nintendo tem vindo a travar uma batalha cerrada contra este género de aplicações, indicando que violam os seus direitos de autor. Muitos dos programadores destes projetos não possuem os recursos necessários para lutar contra a gigante dos jogos, e como tal, a via mais simples será resolver o caso fora dos tribunais – que normalmente envolve encerrar os projetos.