Copilot vai brevemente “ver” o ecrã do sistema e permitir conversas

Copilot vai brevemente

A Microsoft tem vindo a revelar algumas novidades para o Copilot nos últimos tempos, e as mais recentes podem aumentar ainda mais as capacidades da plataforma de IA, com a capacidade de “ver” o que se encontra no ecrã do computador dos utilizadores.

A empresa revelou esta semana três grandes novidades a chegarem ao Copilot. A primeira será o Copilot Vision, que via permitir à IA ter “visão” sobre os conteúdos enviados para a mesma. O sistema é capaz de analisar o ecrã do utilizador, para apresentar informações com o contexto na mesma. Ao contrário do que acontece no controverso Recall do Windows 11, esta função apenas realiza a captura de ecrã do momento em que é pedido ao Copilot.

Além disso, a captura é automaticamente eliminada depois de processada, portanto a informação apenas é usada para que o Copilot possa analisar o conteúdo e fornecer a informação com base no mesmo.

Além disso, o Copilot Vision é inteiramente opcional, e apenas funciona quando pedido pelo utilizador. Para já, o mesmo encontra-se integrado apenas dentro do Copilot Labs.

Outra novidade apresentada pela Microsoft foi o Copilot Voice, que basicamente será um sistema que permite aos utilizadores conversarem diretamente com o Copilot – algo similar ao que existe atualmente no ChatGPT. Os utilizadores podem assim conversar, de forma natural, com a IA, e até interromper a mesma caso seja necessário.

Existem quatro vozes diferentes, mas a funcionalidade encontra-se disponível, para já, apenas na Austrália, Nova Zelândia, Reino Unido e Estados Unidos. Espera-se que venha a chegar a mais países durante as próximas semanas.

Por fim, foi apresentada ainda a nova funcionalidade “Think Deeper”, que como o nome indica, vai permitir aos utilizadores darem a possibilidade do Copilot “pensar” mais um pouco sobre as respostas, para tentar fornecer informação mais credível e focada no tema, embora isso possa atrasar um pouco o tempo de resposta.

A função pode ser ativada de forma opcional pelos utilizadores para quando estes pretendam usar a mesma. Esta função ainda se encontra em testes, e para já, apenas disponível dentro do Copilot Labs.