BYD realiza recall de quase 100 mil viaturas devido a risco de incêndio
A BYD confirmou esta semana que vai realizar o recall de quase 100 mil veículos elétricos, devido a uma falha no sistema de controlo da viatura que pode levar a incêndio. A falha afeta os modelos Dolphin e Yuan Plus, que foram os mais vendidos durante o ano passado pela fabricante a nível global.
Em dados concretos, a medida afeta 96.714 viaturas, que foram produzidas na China, com 8.952 das unidades produzidas entre 2 de novembro de 2022 e 19 de junho de 2023, e as restantes 87.762 viaturas entre 4 de fevereiro de 2023 e 26 de dezembro de 2023.
A falha encontra-se no controlador da coluna de direção, que em certas situações, pode apresentar microfissuras que aumentam o risco de incêndio, devido ao sobreaquecimento dos componentes e eventuais choques elétricos que dai podem ocorrer.
Os proprietários das viaturas afetadas encontram-se a ser contactados diretamente via email, telefone e wechat, de forma a passarem com a viatura numa das concessionárias da empresa, para ser feita a troca da peça – processo que será, claro, gratuito.
Desconhece-se a quantidade de viaturas afetadas por este recall em Portugal, mas tendo em conta que a mesma parece afetar as unidades produzidas sobretudo na China, espera-se que o impacto seja relativamente reduzido.