Cuidado com esta nova campanha de malware para falsas atualizações

Malware em computador e cookies

Uma nova campanha de malware encontra-se focada em enganar os utilizadores com falsas atualizações, que podem levar a que malware seja instalado no sistema. A campanha foca-se sobretudo a utilizadores em França, mas tem vindo a ser identificada também em outros países, o que pode apontar que se encontra a alargar para outras regiões.

Apelidada de “FakeUpdate”, esta começa por levar os utilizadores para falsos websites, com a promessa de atualizar o navegador para uma versão mais recente ou algum programa que o mesmo tenha instalado. Estes sites oferecem o download da aplicação de forma direta.

Entre algumas das aplicações envolvidas na campanha encontra-se o Java, VMware Workstation, WebEx e Proton VPN. As mensagens de atualização tendem a surgir em resultados promovidos nos principais motores de pesquisa ou diretamente em campanhas publicitárias.

Caso as vítimas acedam aos sites, e descarreguem a suposta atualização, acabam por instalar nos seus sistemas um malware que pode descarregar outros géneros de programas maliciosos para o sistema, como ransomware, keyloggers e outros.

exemplo de falso site para malware

Além disso, o malware instala ainda um backdoor no sistema, de forma a poder ser acedido de forma remota, e reinstalar os programas maliciosos caso seja necessário. O malware em si tenta aplicar várias técnicas para contornar os softwares de segurança, e de forma a evitar a identificação.

É importante relembra que todos os navegadores mais recentes no mercado contam com sistemas de atualizações automáticas integrados no mesmo. Chrome, Edge, Brave, Opera e Firefox, todos contam com sistemas diretos de atualização, e os utilizadores normalmente não necessitam de realizar nada para manterem os mesmos atualizados nas versões mais recentes. Este processo é regularmente feito em segundo plano.