Nvidia pode vir a descontinuar produção da RTX 4080 e 4090
As novas placas gráficas GeForce RTX 5090 e 5080 da Nvidia estão previstas de serem reveladas logo no início de 2025. E com a data a aproximar-se, existem agora rumores sobre o que pode acontecer aos modelos mais antigos.
De acordo com algumas informações partilhadas em sites na China, a Nvidia pode estar a preparar-se para encerrar com a produção das RTX 4080 Super e a RTX 4090. Esta medida iria ser feita para focar a produção nas novas placas mais recentes, e preparar o mercado para um stock elevado de unidades quando estiverem finalmente disponíveis para venda.
As fontes indicam que a produção da RTX 4080 Super pode ser encerrada no final de Outubro. Isto pode fazer com que os principais revendedores venham a ter problemas para repor unidades em stock para venda – e eventualmente, pode ficar mais difícil de comprar a placa.
É ainda possível que, com esta medida, o preço da gráfica também aumente ligeiramente em algumas regiões. Mas a chegada do Black Friday pode fazer com que alguns revendedores baixem o preço para se livrar do stock existente.
Apesar de as novas placas estarem para chegar em breve, é importante ter em conta que a RTX 4080 SUPER foi lançada no início deste ano no mercado. Portanto, caso se venha a confirmar, isto colocaria a placa gráfica com apenas um ano de fabrico no mercado, o que é um período de tempo relativamente curto.
A par com este modelo, a empresa pode ainda encerrar a produção da RTX 4090 e RTX 4090D, embora estes dois modelos tenham a mesma terminada apenas um pouco mais tarde. Ainda se desconhecem para já datas concretas de quando tal iria acontecer.
Com estes rumores, também crescem as expectativas que as novas RTX 5090 e RTX 5080 sejam realmente reveladas durante o inicio do próximo ano, trazendo todas as mais recentes novidades da empresa para o mercado, e certamente melhorando de forma considerável o desempenho final das mesmas.