Tempestades solares podem criar novas auroras boreais pela Europa
Durante os próximos dias, é possível que alguns utilizadores pela zona europeia possam ver no céu um fenómeno algo pouco habitual. Derivado de fortes tempestades geomagnéticas previstas para os próximos dias, várias auroras boreais poderão ficar visíveis nos céus da Europa.
De acordo com o Centro de Previsão de Clima Espacial da Administração Oceânica e Atmosférica Nacional (NOAA), duas tempestades solares fortes devem acontecer durante o dia 4 e 6 de Outubro, que podem causar efeitos de auroras no céu de várias regiões europeias.
Obviamente, estas ficarão mais visíveis durante a noite, sendo que é complicado de precisar exatamente onde podem ocorrer. Estima-se que seja mais visível pela zona de França, mas pode chegar a algumas regiões mais baixas, nomeadamente a nível da latitude onde se encontra Portugal.
A NOAA classifica a intensidade das tempestades com a letra G seguida de um número. Neste caso, as tempestades antecipam-se que sejam G3, sendo que o valor pode variar entre G1 e G5 (considerado extremas).