Chamadas de burlas continuam a aumentar em Portugal

Chamadas de burlas continuam a aumentar em Portugal

Um esquema que tem vindo a propagar-se com bastante rapidez encontra-se nas chamadas de fraude realizadas para potenciais vítimas, prometendo ganhos avultados com alguns investimentos em plataformas de criptomoedas.

Estes géneros de esquemas começam com uma chamada, normalmente feita de um número desconhecido, a indicar que a potencial vítima pode ganhar receitas avultadas sem praticamente realizar nada – além de investir uma determinada quantia numa plataforma de criptomoedas.

Estas chamadas afirmam ser de plataformas como a QuantumAI ou outras similares, onde os utilizadores são aliciados a deixarem rendimentos em criptomoedas e outros investimentos, rentabilizando futuramente os mesmos. No final, as vítimas estão apenas a enviar o dinheiro para os burlões, que ficam com o mesmo de forma direta.

Para tentar dar alguma credibilidade ao esquema, muitas vezes os contactos são feitos com o uso do nome próprio da pessoa que se pretende chegar, dados que podem ser facilmente obtidos com pesquisas pela internet. Em alguns casos podem até ser indicados dados mais pessoais, como o email.

Este é apenas um dos milhares de esquemas que têm vindo a surgir nos últimos meses, e que se encontram em forte crescimento em Portugal. As campanhas de burlas continuam a aumentar consideravelmente em todo o território, com esquemas cada vez mais complexos, e até mesmo com pessoas a falarem diretamente em Português – onde anteriormente eram chamadas feitas de fontes externas, como o Reino Unido ou EUA.

A melhor forma de proteção ainda passa por ter atenção a chamadas suspeitas que sejam recebidas, sobretudo quando estas são desconhecidas e prometem investimentos milagrosos ou com ganhos exageradamente elevados.