Elon Musk roubou nome de utilizador da X para promover campanha de Donald Trump
Elon Musk, dono da X, voltou a usar o seu poder dentro da plataforma para retirar um nome de utilizador a outra conta, com o propósito de usar a mesma para divulgar propaganda política e apoio ao candidato Donald Trump.
Recentemente Elon Musk foi convidado para um dos eventos de Donald Trump, e desde então, o dono da X decidiu alterar também a sua imagem de perfil e bio, de forma a reforçar o apoio ao candidato presidencial dos EUA.
Durante o final da semana passada, Musk esteve presente no evento de Donald Trump na Pensilvânia. No entanto, um dia antes, o mesmo tinha começado a promover na sua bio a conta com o nome de utilizador @America. Esta conta está agora a ser usada, dentro da X, para promover a campanha de Donald Trump.
Embora a conta indique ter sido criada em Outubro de 2024, a realidade é que este nome de utilizador encontrava-se ativo dentro da X com outro utilizador, ainda dos tempos do Twitter e de Musk ter adquirido a plataforma.
O nome encontrava-se associado a uma conta que teria sido criada faz mais de 14 anos, em Setembro de 2010. No entanto, Musk aparenta ter assumido o controlo do nome de utilizador para a sua própria campanha dentro da plataforma.
Esta situação não é algo novo de acontecer. De acordo com os termos da X, os utilizadores não possuem total controlo sobre os seus nomes de utilizador, sendo que estes podem ser retirados em algumas situações. Na realidade, isto aconteceu quando o Twitter passou pelo rebranding para X, onde já existia uma conta em controlo por outro utilizador com o handle @X.
A conta @X era pertencente a Gene X. Hwang, que a registou originalmente em Maio de 2007. No entanto, depois do rebranding, Musk ficou em controlo do nome, sendo que Gene X. Hwang apenas recebeu um email a indicar que iria ter o seu nome removido.
Neste caso, o nome da conta foi apropriado por Musk para evitar confusões com o rebranding, sendo que a conta encontra-se agora a ser usada como a conta oficial da plataforma. A empresa pode alegar que, dentro dos seus termos, a apropriação do nome foi feita de forma justa – visto que poderia causar confusão com a entidade.
No entanto, com o caso da conta @America, a situação é diferente. O nome não viola diretamente qualquer regra da X, mas ainda assim, Elon Musk decidiu adotar o termo para promover a campanha de Donald Trump dentro da sua plataforma.
Embora a conta indique ter sido criada em Outubro de 2024, na realidade o nome pertencia ao utilizador agora conhecido como @America123_12. Este nome aparenta ter sido dado ao mesmo, depois deste perder o acesso ao nome @America.
A conta encontrava-se inativa desde meados de 2020, altura em que as suas mensagens eram de críticas tanto a Trump como a Musk, sobretudo pelas ações dos mesmos dentro da rede. Embora a conta estivesse aparentemente inativa, não existem termos diretos da X que indiquem que os utilizadores podem perder os seus nomes de utilizador de qualquer forma.
Em algumas situações, a conta ainda surge na plataforma com o handle original, como se pode ver na imagem em seguida:
No entanto, a conta está efetivamente alterada, como se pode verificar no perfil diretamente:
Neste caso, Musk aparenta ter assumido o controlo do nome @America, apropriando-se do mesmo injustamente, para usar a sua própria plataforma como forma de campanha presidencial para apoio de Donald Trump.
Curiosamente, na altura em que Musk estaria a realizar a compra do Twitter, o mesmo usava a sua conta para indicar que a plataforma deveria manter-se neutra a nível das campanhas políticas da altura, algo que claramente não parece ser o caso a guiar atualmente.