Casio confirma ter sido vítima de ataque informático
A fabricante japonesa Casio confirmou ter sido alvo de um ataque informático, no qual terceiros conseguiram aceder à rede interna da empresa. O ataque, segundo o comunicado da entidade, foi realizado a 5 de outubro, e causou a inacessibilidade de vários sistemas da mesma.
O ataque aparenta ter afetado a divisão da Casio Computer, responsável por vários dispositivos da marca como relógios, calculadores e instrumentos musicais. De acordo com o comunicado, foi identificado um acesso indevido aos sistemas da empresa a 5 de Outubro, que terá sido feito de forma não autorizada.
Na investigação realizada, a entidade afirma que o acesso levou a que vários sistemas da mesma ficassem inacessíveis. Por agora, não foram reveladas mais informações sobre o ataque, tendo em conta que as investigações ainda se encontram a decorrer, mas a empresa promete deixar mais detalhes em breve.
Embora a Casio indique que vários sistemas foram afetados, não foram deixados detalhes sobre a origem concreta do ataque ou que sistemas foram afetados.
Até ao momento, nenhum grupo de ransomware terá confirmado o ataque, embora isso possa demorar alguns dias a surgir. Embora não exista confirmação que tenha sido um ataque de ransomware, o facto de vários serviços da entidade terem sido afetados aponta para a possibilidade de tal.
De notar que, faz aproximadamente um ano, a plataforma ClassPad da Casio foi alvo de um ataque informático, de onde os atacantes conseguiram obter vários dados pessoais de clientes da mesma.