Gemini pode vir a surgir no ecrã de bloqueio do Android
A Google tem vindo a integrar o Gemini em cada vez mais plataformas e serviços da empresa, trazendo a IA da mesma para mais utilizadores e com novas funcionalidades. O Android é um dos locais onde o Gemini começa a surgir em peso, nomeadamente como uma alternativa ao Google Assistente.
No entanto, este ainda não possui todas as mesmas capacidades que o Assistente – consideravelmente mais maduro neste ecossistema. Porém, é possível que as diferenças venham a encurtar-se em breve, nomeadamente com a chegada do Android 15.
De acordo com parte do código fonte descoberto no Android 15 QPR1 Beta 2, o Gemini brevemente poderá vir a ser ativado a partir do ecrã de bloqueio. Isto permitirá aos utilizadores terem rapidamente acesso ao assistente de IA da Google, mesmo que tenham os seus dispositivos bloqueados.
A função surge como um botão dedicado, que iria encontrar-se no ecrã de bloqueio, e que poderia ser carregado para ativar rapidamente o Gemini. As funções a partir do ecrã de bloqueio seriam limitadas, mas seria possível usar mais rapidamente o assistente para questões básicas.
De notar que a funcionalidade parece encontrar-se ainda em desenvolvimento, e para já, não existe confirmação de que venha a ficar disponível na versão final do Android 15. Além disso, para já o mesmo não realiza qualquer ação, sendo apenas possível validar que se trata do Gemini devido ao ícone usado.
É importante relembrar que os rumores mais recentes apontam que o Android 16 pode vir a surgir mais cedo que o previsto, e que a Google pode vir a alterar o ritmo de lançamento de novas versões do sistema, com o Android 16 previsto de chegar em 2025.