Código fonte do Winamp deixa comunidade irritada com falhas amadoras

Código fonte do Winamp deixa comunidade irritada com falhas amadoras

O Winamp pode ser uma memória para muitos de um nome bem conhecido faz alguns anos. Em tempos, um dos melhores leitores multimédia no mercado, o nome tem vindo a passar por algumas transformações.

De forma recente, a empresa que possui os direitos do Winamp, a empresa Llama Group, decidiu dar uma prenda para a comunidade, confirmando que iria disponibilizar o código fonte da versão original do Winamp a 24 de Setembro, permitindo aos programadores contribuírem com os seus conhecimentos, ideias e paixão para a última versão publicamente disponível do Winamp no mercado.

Como estava prometido, no dia 24 de Setembro, o código fonte da versão final do Winamp foi oficialmente disponibilizado no GitHub. Porém, este lançamento encontra-se longe de ser um dos melhores, tendo criado uma certa revolta por entre toda a comunidade.

Para começar, o código foi disponibilizado sobre uma licença “Winamp Collaborative License (WCL) Version 1.0.1”, que basicamente refere que não podem ser distribuídas versões modificadas do software, contrariando totalmente a ideia original e a própria ideia de disponibilizar o código. Esta é a versão 1.0.1, sendo que a versão original era ainda mais limitativa, restringindo os utilizadores até de realizarem o fork do código dentro do GitHub – medida que muitos consideram violar até mesmo os termos da plataforma.

A licença refere ainda que apenas o repositório oficial e original pode distribuir o software e as suas modificações. Obviamente, isto não foi seguido, sendo que atualmente existem mais de 2600 forks criados do código.

No entanto, estes não são os únicos problemas. O código aparenta ter sido disponibilizado por uma pessoa com poucos conhecimentos de programação, ou até mesmo de uso do GitHub, e existem várias falhas que podem violar não apenas os termos da plataforma onde o código se encontra, mas até a licença de outros softwares.

board de issues no github do winamp

Para começar, por entre o código fonte que foi disponibilizado, a empresa responsável atualmente pelo Winamp forneceu vários ficheiros com código proprietário da Dolby Digital – que indicam claramente que são materiais confidencial e que não deve ser disponibilizado ao público. Até mesmo o código fonte do Shoutcast foi disponibilizado, este igualmente sensível e proprietário.

A piorar a situação, invés de realmente remover os conteúdos, o proprietário pelo GitHub do Winamp apenas remover os conteúdos diretamente, sendo que estes ainda continuam inteiramente visíveis na lista de alterações dentro da plataforma.

Toda a situação encontra-se a deixar a comunidade frustrada, a apelar que a empresa simplesmente coloque o repositório como privado, resolva todos os problemas pendentes e, depois disso, forneça o código de forma correta e “limpa”. No entanto, estas recomendações não parecem estar a ser seguidas, tendo em conta que o repositório ainda se encontra inteiramente acessível, com todas as falhas, dentro do GitHub.

Muitos consideram que este é um dos piores repositórios atualmente na plataforma, simplesmente pela forma descontrolada como o código foi lançado, falhas amadoras e uso da plataforma de uma forma totalmente inadequada.