Bluesky cria conta dentro do Threads da Meta

logo do Bluesky

Embora a Bluesky tenha a sua própria plataforma social, onde os utilizadores podem interagir entre si, e obter também informações sobre as novidades dentro da mesma, agora a rede social encontra-se a “expandir” as suas operações.

A plataforma confirmou ter aberto uma nova conta, dentro do Threads da Meta. Embora seja uma plataforma rival, a Bluesky pretende que esta conta possa permitir aos utilizadores terem acesso a informações sobre a rede alternativa, bem como pode ajudar a cativar mais utilizadores a criarem as suas contas na mesma.

Curiosamente, esta conta da Bluesky surge na mesma altura em que o Threads encontra-se a passar por uma onda de críticas, derivado de o algoritmo da plataforma encontrar-se a favorecer conteúdos “clickbait” para desagrado de muitos. As publicações com maior relevo dentro da rede social da Meta parecem ser apenas as que tendem a incentivar os utilizadores a realizar ações por intermédio de falsos pretextos.

Existem ainda alguns problemas com a moderação de conteúdos dentro do Threads, onde nem sempre os mesmos são aplicados de forma correta ou justa. Adam Mosseri, diretor do Instagram e do Threads, já confirmou que a Meta encontra-se a analisar ambas as situações. No entanto, isso dá agora espaço para a Bluesky se destacar dentro da plataforma e incentivar a sua própria rede.

As primeiras publicações do Bluesky no Threads foram exatamente para incentivar a usar a rede alternativa, para quem esteja frustrado com a rede social da Meta. O Bluesky destaca a personalização que cada utilizador pode fazer do seu feed dentro da plataforma rival.

Enquanto que a Threads possui questões algo duvidosas a nível da moderação, no Bluesky o controlo das publicações que cada um pretende ver cabe ao próprio utilizador, e como se trata de uma plataforma descentralizada, qualquer um pode ajustar os conteúdos do feed ao seu gosto.

Ao mesmo tempo, esta medida surge também numa altura em que o Bluesky recebeu uma enchente de novos utilizadores na sua plataforma, depois da X ter sido bloqueada no Brasil. Embora a rede social de Elon Musk tenha sido restaurada na região, o Bluesky já referiu que não se encontra preocupado, e que muitos utilizadores aproveitaram esta altura para migrarem para uma nova plataforma de qualquer forma.