Casio confirma roubo de dados de clientes em recente ataque
A Casio foi recentemente alvo de um ataque informático, onde sistemas internos da empresa foram comprometidos. Embora, inicialmente, os detalhes sobre o ataque ainda fossem algo reduzidos, agora chegam mais informações do que realmente aconteceu.
O ataque foi confirmado pela empresa no início desta semana, sendo que a Casio alertou para falhas em vários dos seus sistemas, resultado de um ataque informático contra a entidade. Na altura, a empresa indicou que os sistemas foram preventivamente desativados, e que a investigação do incidente estaria a ser realizada.
O ataque foi reclamado pelo grupo de ransomware Underground, sendo que agora surge a informação que, para além de dados internos da empresa, também terão sido comprometidos dados de parceiros e clientes da mesma.
Entre os dados encontra-se informação potencialmente sensível dos clientes, como nomes, moradas, emails, números de telefone e outros dados de identificação. Além de dados de clientes, esta mesma informação também se aplica a parceiros da empresa, que realizam negócios diretamente com a mesma.
A Casio afirma que os dados não incluem meios de pagamento ou dados de cartão de crédito, tendo em conta que essa informação não se encontra armazenada nos sistemas da entidade. A investigação do incidente ainda se encontra a ser realizada, sendo que a entidade encontra-se a notificar os utilizadores afetados de forma individual.
A empresa alerta ainda para possíveis esquemas que podem vir a surgir da recolha destes dados, onde podem ser usados para enganar as potenciais vítimas.