Windows 11 24H2 está a deixar quase 9GB de “lixo” no disco dos sistemas

Windows 11 com lixo

A mais recente atualização do Windows 11, a 24H2, está a causar algumas dores de cabeça para os utilizadores. E uma das mais recentes pode afetar o espaço em disco disponível nos sistemas, sendo bastante difícil de “limpar”.

De acordo com os recentes relatos, a atualização para o Windows 11 24H2 encontra-se a levar a que o sistema crie uma “cache” com cerca de 8.70 GB de tamanho total no disco, que mesmo depois da atualização ser concluída, pode manter-se no disco.

Os ficheiros dizem respeito ao processo de atualização do sistema, e deveriam ser apenas temporários. Estes normalmente são removidos depois da atualização ser concluída. Porém, devido a um bug, os ficheiros não estão a ser inteiramente removidos do sistema, e permanecem no disco. A piorar a situação, a limpeza do mesmo não é algo simples de se realizar, e pode obrigar os utilizadores a realizarem passos complicados.

A Microsoft já terá confirmado o problema, e espera-se que venha a fornecer uma correção em breve. Acredita-se que o problema esteja relacionado com a funcionalidade de chekpoints das atualizações do sistema, algo normalmente usado para garantir que as atualizações do sistema são apenas focadas nos ficheiros realmente necessários – o que acabaria por reduzir o tamanho total das mesmas. Porém, e de forma algo irónica, esta funcionalidade parece agora estar a causar um uso mais elevado do espaço em disco para a tarefa.

Embora sejam considerados ficheiros temporários, estes fazem parte do sistema de atualizações do Windows, e remover manualmente os mesmos pode causar problemas em futuras atualizações. Como tal, é desaconselhado usar meios alternativos para realizar esta tarefa.

Até que a Microsoft realmente forneça a correção da falha, os sistemas podem ter quase 9 GB de dados ocupados de forma desnecessária no disco. Nos dias de hoje, este valor pode não parecer muito, mas para quem tenha sistemas onde os discos possuem o espaço em disco “limitado”, pode ser um valor ainda considerável.