Windows 11 24H2 está a causar problemas de ecrã azul em certos sistemas
A atualização do Windows 11 24H2 parece ter alguns bugs que eram, até agora, desconhecidos. Depois de existirem relatos da atualização estar a deixar “lixo” no sistema depois de ser instalada, e de falhas com o Windows SFC, agora existem novos relatos de mais problemas que afetam a mesma.
De acordo com os relatos de vários utilizadores, a atualização parece agora estar a causar ecrãs de bloqueio no sistema. Vários utilizadores relatam que, em hardware específico, a atualização parece estar a causar erros de ecrã azul.
Os problemas parecem estar relacionados com discos NVMe Western Digital, que em sistemas que tenham o mesmo e tenham sido atualizados para a recente versão do Windows 11, estão subitamente a apresentar ecrãs azul de erro.
As falhas parecem ter sido confirmadas com o WD_Black SN770 e WD Blue SN580, mas podem afetar outros modelos ainda desconhecidos. Ambos os discos não possuem DRAM dedicada no controlador, o que parece estar na origem dos problemas.
Devido a falhas no buffer do disco, este pode levar a bloqueios do sistema. Felizmente, existem algumas resoluções que os utilizadores podem tentar para corrigir o problema, envolvendo a modificação do registo do Windows.
Uma das resoluções indicadas no fórum de suporte da WD passa por:
- Abra a aplicação do Editor de Registo executando REGEDIT
- Navegue até à chave HKEY_LOCAL_MACHINESYSTEMCurrentControlSetControlStorPort
- Crie uma nova subchave chamada HmbAllocationPolicy se esta ainda não existir
- Defina o valor DWORD da chave mencionada para 0 ou 2 (onde 0 significa que a alocação HMB está desativada e 2 significa que a alocação HMB é de 64 MB)
- Reinicie o PC
Alguns utilizadores apontam que, com esta medida, o sistema consegue arrancar e funcionar normalmente nos discos afetados.
No entanto, a falha encontra-se relacionada diretamente com o Windows 11 e a atualização mais recente da Microsoft, portanto caberá à empresa lançar a correção definitiva – algo que já se encontra previsto, tendo em conta os relatos nos fóruns de suporte da Microsoft.