Chrome começa a alertar para fim de suporte a extensões Manifest v2

Google Chrome com mensagem de Stop

A Google Chrome Web Store continua a preparar-se para o fim de suporte ao Manifest V2 do Google Chrome, e algumas das extensões encontram-se agora a apresentar o alerta para que vão deixar de ser suportadas em futuras versões do navegador.

Os utilizadores que acederem a extensões que ainda não foram atualizadas, ou que simplesmente não o podem ser devido às limitações do Manifest v3, podem agora verificar um alerta a indicar que a extensão vai ser brevemente desativada. Um dos exemplos encontra-se no bloqueador de publicidade uBlock Origin.

Esta medida é algo que a Google tem vindo a antecipar faz alguns meses, e a preparar os utilizadores para a mudança. A mensagem de desativação inclui ainda um link para a documentação da Google, onde se pode obter mais informação sobre a tarefa.

De notar que este alerta era algo que já tinha vindo a surgir em algumas das versões de teste do Chrome faz algumas semanas. Além do alerta na Chrome Web Store, os utilizadores que tenham extensões Manifest v2 ativas no navegador devem ainda receber uma mensagem a indicar que a extensão vai ser desativada, fornecendo ainda um link para alternativas na Chrome Web Store.

Chrome alerta para extensão antiga

A desativação do Manifest v2 tem vindo a ser programada desde 2019, mas sofreu vários adiamentos, em parte devido a mudanças que a Google foi realizado face às críticas da comunidade. Embora a Google afirme que o Manifest v3 fornece mais desempenho e melhorias a nível de segurança, muitos apontam que será apenas uma estratégia da Google para limitar os bloqueados de publicidade a longo prazo.

Embora não sejam os únicos afetados, este formato de extensões são dos mais prejudicados com a medida e os novos limites aplicados pela mesma. Embora o Manifest v2 seja oficialmente descontinuado, os utilizadores ainda podem continuar a usar extensões nesse formato até Junho de 2025, embora sejam necessárias algumas mudanças para instalar e usar as extensões – algo que nem todos os utilizadores terão capacidade de realizar.