Android pode vir a permitir aplicações de Linux nativas
A Google encontra-se a testar uma nova funcionalidade para o Android, que brevemente pode vir a permitir executar vários comandos Linux diretamente no mesmo. A empresa encontra-se a testar o suporte para Debian Linux diretamente do Android, através de uma nova aplicação de terminal.
Embora o Android tenha como base o Linux, trata-se de uma versão fortemente modificada do mesmo para dispositivos móveis. Executar aplicações Linux dentro deste ambiente não é uma tarefa impossível, mas atualmente apenas pode ser realizado usando ferramentas de terceiros – e envolve alguns conhecimentos técnicos para tal.
No entanto, foi recentemente descoberto que a Google encontra-se a trabalhar numa nova aplicação de terminal para Android, que poderia diretamente permitir correr comandos do Debian no sistema, e incluir também a capacidade de abrir e executar aplicações normalmente desenhadas para outros sistemas.
Esta nova aplicação faz parte do Android Virtualization Framework (AVF), que pretende ligar máquinas virtuais de Linux via endereços IP locais diretamente aos dispositivos Android. As mais recentes versões do Android Open Source Project (AOSP) contam com mudanças que integram agora uma nova aplicação, disponível para programadores, que pode criar uma dessas máquinas virtuais e integrar o suporte a comandos do Debian diretamente no Android.
Por agora a função ainda parece encontrar-se em desenvolvimento, portanto pode demorar algum tempo para que fique finalmente disponível para todos os utilizadores. No entanto, poderá certamente melhorar o ecossistema do Android e permitir algumas novas funcionalidades no mesmo, nomeadamente para aproximar o ecossistema do Linux em geral.