Instagram testa novo sistema de cartões de visita virtuais
O Instagram encontra-se a lançar uma nova funcionalidade para a sua plataforma, que vai permitir aos utilizadores criarem os seus “cartões de visita”. Esta nova função permite criar um cartão de visita para o perfil de cada utilizador, que pode depois ser partilhado em diferentes meios.
Esta funcionalidade era algo que a Meta já se encontrava a testar faz alguns meses, mas finalmente começa a chegar para os primeiros utilizadores. A ideia será ajudar os utilizadores a partilharem mais rapidamente os seus perfis com outros, e terem uma forma de o fazer com um formato mais “digital”.
Invés de simplesmente enviar o handle da conta para a pessoa, pode-se enviar diretamente um QR code para acesso direto ao perfil, e onde surge mais informação do mesmo de forma direta.
O cartão pode ser inteiramente personalizado ao gosto de cada um, e inclui ainda uma face onde se pode incluir os dados do perfil do Instagram, como a imagem, bio, handle e outra informação.
A funcionalidade deve ficar eventualmente disponível para todos os utilizadores a nível global, e será focada para quem pretenda aumentar as suas interações e seguidores na plataforma. Obviamente, os cartões podem ainda ser partilhados diretamente para outras apps no dispositivo.
Embora o Instagram já permitisse criar códigos QR para a partilha de perfis, a funcionalidade ainda era bastante limitada e primitiva, apresentando poucas opções de personalização. Esta nova permite uma maior interligação com os utilizadores, e aos mesmos adaptarem o conteúdo final ao que realmente pretendem.
A Meta afirma que a funcionalidade surge de cada vez mais utilizadores na plataforma usarem este formato de conteúdos para a partilha dos seus perfis, sobretudo a Gen Z.