Autoridades da Finlândia encerraram maior portal de venda de drogas na dark web

Dark web com algemas

As autoridades da Finlândia confirmaram ter apreendido os servidores usados por um dos maiores mercados da darkweb, o “Sipulitie”. Este mercado era usado para a venda de drogas em formato anónimo, e estima-se que tenha levado a receitas de quase 1.3 milhões de euros.

O Sipultie foi lançado em Fevereiro de 2023, depois das autoridades terem encerrado o antigo “Sipulimarket”, em Dezembro de 2020. Este tornou-se rapidamente um dos principais pontos venda de drogas na darkweb.

As autoridades confirmaram ter apreendido os sistemas usados pelo Sipultie, e também por uma plataforma adicional, que era associada com o site, e usada para realizar conversas em tempo real de chat para as vendas.

imagem apresentada no site

Ambos os sites apresentam agora uma mensagem das autoridades, a indicar que foram apreendidos. Espera-se que a investigação vá ainda analisar os conteúdos presentes nos servidores, o que pode ajudar a outras investigações e acusações.

As autoridades afirmam ainda que, além de terem apreendido os sistemas usados pelo site, foram ainda identificados vários moderadores da plataforma e o principal administrador da mesma, sendo que se espera mais detenções em breve.

Esta medida faz parte de uma onda de sistemas apreendidos pelas autoridades sobre alguns dos maiores portais da dark web, usados para a realização de práticas ilegais.