Instagram revela novas ferramentas de segurança contra esquemas

Instagram

O Instagram encontra-se a lançar um conjunto de novas funcionalidades, voltadas para proteger os utilizadores de esquemas dentro da plataforma. De acordo com o comunicado da rede social, as novas medidas encontram-se voltadas para garantir mais segurança dos utilizadores durante o uso do Instagram, e aplicam novas regras contra esquemas como extorsão e phishing.

Para começar, os utilizadores encontram-se agora impedidos de realizarem a captura de ecrã ou gravação de conteúdos privados partilhados por mensagens diretas. Conteúdos como imagens e vídeos partilhados por mensagens, que apenas deveriam ser vistos uma vez, ficam agora bloqueados de surgir nas capturas de ecrã ou gravação.

Além disso, estes conteúdos ficam também inacessíveis via o Instagram na web, para impedir que as medidas de segurança possam ser contornadas. Ou seja, conteúdos enviados para visualização única necessitam agora de ser vistos diretamente nos dispositivos móveis.

instagram bloqueia captura de conteúdos de mensagens privadas

Caso os utilizadores tentem realizar a captura de ecrã, uma mensagem irá surgir a indicar que a captura não é possível de ser realizada.

A Meta afirma que esta medida complementa outras funcionalidades que a empresa revelou recentemente, como as contas focadas para jovens, que possuem mais restrições nos conteúdos que podem aceder, e dão mais controlo aos pais sobre as interações que podem ser feitas dentro da plataforma.

Para contas dentro desta categoria, o Instagram vai também começar a notificar quando alguém tenta começar uma conversa, existindo suspeitas de que a conta pode ser falsa ou que pode ser usada para esquemas.

alerta do instagram para contas suspeitas de mensagens privadas para jovens

Por fim, depois dos testes que foram realizados desde Abril, o Instagram começou agora a aplicar o novo filtro para imagens e vídeos explícitos partilhados via mensagens diretas. Quando este formato de conteúdos for enviado por mensagens diretas, para contas de jovens, irão surgir com um efeito de blur nos mesmos, e o alerta de que o conteúdo pode ser explícito. O Instagram vai ainda alertar para os riscos de receber e enviar este formato de conteúdos dentro da plataforma.

Esta medida surge depois do Instagram ter sido bastante criticado pela falta de segurança fornecida a jovens na plataforma, com poucas medidas aplicadas para realmente garantir a segurança e privacidade dos mesmos.

Todas as novas funcionalidades devem começar a ficar disponíveis para os utilizadores durante as próximas semanas.