Autoridades nos EUA detiveram suspeito de atacar conta da SEC na X

SEC com bitcoin

As autoridades dos EUA confirmaram ter detido um dos suspeitos de atacar a conta na X da U.S. Securities and Exchange Commission, o ano passado, e de ter usado a mesma para publicar uma falsa mensagem, que levou ao aumento de valor do Bitcoin no mercado – pelo menos de forma temporária.

Eric Council Jr foi indiciado pelas autoridades dos EUA por atacar a conta da SEC na plataforma X, no dia 9 de Janeiro, tendo usado a mesma para publicar uma mensagem em como as autoridades tinham aprovado as ETFs de Bitcoin. Esta mensagem foi suficiente para fazer aumentar o valor do bitcoin no mercado por aproximadamente 1000 dólares.

Segundo as autoridades, o suspeito terá usado uma técnica de clonagem dos cartões SIM de uma pessoa que teria acesso à conta, e usou esse método para obter o acesso direto à conta da X, realizando a recuperação de acesso à mesma.

mensagem publicada na conta da SEC na altura do ataque

A entidade que teve o cartão clonado, embora não tenha sido diretamente indicado neste caso, é segundo as autoridades parte fundamental do mesmo, tendo sido pago para realizar a clonagem do cartão e permitir o acesso de Eric Council à conta da SEC.

As autoridades indicam ainda que Council terá realizado, nos dias que se antecederam ao ataque, várias pesquisas com questões sobre como realizar a troca e clonagem de cartões SIM, bem como evitar ser investigado pelo FBI. Estas pesquisas, realizadas no Google, terão aumentado ainda mais as suspeitas das autoridades.

Council encontra-se atualmente detido e a aguardar sentença pelas práticas realizadas.