Se está a pensar comprar um SSD, espere até ao Natal!
Existem boas notícias para quem esteja a pensar comprar um disco SSD até ao Natal. Tendo em conta as previsões, é bastante provável que o preço dos discos SSD venha a cair até ao final do ano, derivado dos custos de produção das memórias NAND também estarem em queda.
De acordo com os dados mais recentes da TrendForce, os preços dos chips usados para memória de armazenamento estão numa tendência de queda, algo que se deve notar até ao final deste ano – possivelmente antes das festas de Natal.
A redução dos preços deve-se, em parte, a uma redução na procura derivado do período do ano, e também ao aumento de produção nas principais fabricantes. Neste sentido, é provável que antes do Natal, os preços no mercado da NAND Flash venham a cair consideravelmente.
Com esta queda, os discos SSD serão os que vão sentir mais a diferença, com os preços a caírem até 10% do valor atual. Isto levará a que os discos SSD venham a ficar mais baratos já durante as próximas semanas.
A mesma tendência também se irá verificar a nível de memórias eMMC e UFS, normalmente usadas em dispositivos como smartphones. O preço das mesmas pode vir a baixar entre 8 e 13% no mesmo período. No entanto, neste setor as quedas devem ser menos acentuadas para os consumidores, tendo em conta que o preço de venda dos smartphones não tende a flutuar como nos mercados dos SSD.
Portanto, para quem tenha algum disco SSD para comprar, talvez a melhor altura seja esperar mais um pouco até ao Natal, de forma a aproveitar o melhor preço.
No entanto, existem algumas cautelas. Embora a tendência seja de queda para os próximos meses, o futuro ainda é algo incerto. E mais concretamente o início de 2025, onde se espera que o mercado venha novamente a registar algumas alterações – e que pode levar a um novo aumento de preços finais para as memórias NAND Flash, e consequentemente, para os discos SSD.