Bluesky volta a crescer depois de mudanças na X
Com todas as mudanças que se encontram a acontecer na X, associadas ao bloqueio de utilizadores e uso de dados dos utilizadores para treino de modelos de IA, uma das plataformas que tem registado um maior crescimento é, mais uma vez, o Bluesky.
Apenas nas últimas 24 horas, mais de meio milhão de utilizadores registaram-se na Bluesky. Na loja de aplicações da Apple, nos EUA, a app encontra-se agora na segunda posição como a app mais acedida dentro da categoria de redes sociais. A X, embora se encontre em primeiro, está na categoria de “Notícias”, dado que será incorreto.
O crescimento será diretamente de utilizadores a pesquisarem alternativas para a X, tendo em conta que a Bluesky não possui atualmente nenhuma campanha de publicidade dentro da App Store.
Embora o crescimento tenha sido mais sentido dentro dos EUA, outros mercados também registaram o aumento, com várias regiões a colocarem a app da Bluesky no topo das posições das apps mais descarregadas.
No caso da Google Play Store, existem alguns atrasos no fornecimento dos dados, mas tudo indica que o crescimento será também sentido nessa parte. Os dados da Appfigures indicam claramente que existem mais utilizadores a pesquisarem pela app da plataforma alternativa da X.
Este crescimento na procura da Bluesky pode ser diretamente relacionado com as recentes mudanças na X, começando pela nova forma de bloqueio na plataforma, onde agora as contas bloqueadas podem continuar a ver as publicações de quem bloqueia – apenas não podem interagir com as mesmas.
Além disso, foram ainda feitas alterações na Política de Privacidade, que indicam claramente que os conteúdos dentro da plataforma podem agora ser usados para treino de modelos de IA, mais concretamente os conteúdos que os utilizadores partilham diretamente.