Futuro da 23andMe incerto com dados de clientes em risco

testes de adn

A 23andMe, empresa mais conhecida pelos seus sistemas de testes de ADN, encontra-se a passar por alguns problemas internos e financeiros. Depois de um leak de dados internos da empresa o ano passado, a marca tem vindo a enfrentar sucessivos problemas, que estão a ter impacto não apenas na imagem da empresa, como também nas suas receitas.

Tendo em conta todas as movimentações, o futuro da mesma encontra-se agora incerto. A 23andMe encontra-se a verificar problemas para passar a uma empresa privada, causando alguns receios sobre o que pode acontecer com os dados da mesma, e dos mais de 15 milhões de clientes.

Desde que a empresa se tornou pública em 2021, onde teria um valor associado de 6 mil milhões de dólares, o valor das ações da mesma caiu mais de 99%. A falta de lucros nos últimos tempos é visto como um dos maiores problemas, causando receio junto dos investidores, e ao que se junta a todos os problemas verificadas, desde o leak de dados aos problemas em cativar novos clientes.

Faz menos de uma semana que a CEO da 23andMe, Anne Wojcicki, confirmou que estaria a ponderar a possível aquisição por terceiros, estando ainda aberta a propostas para tal. No entanto, estas declarações foram rapidamente retraídas pela mesma, com Wojcicki agora a afirmar que pretende colocar a empresa novamente privada.

No entanto, os danos causados por tal medida levaram a praticamente toda a direção da empresa demitir-se com efeitos imediatos. Isto causa ainda mais pressão para voltar a colocar a empresa como privada.

Uma das maiores preocupações com a 23andMe encontra-se na grande quantidade de informação sensível dos seus clientes que a mesma possui, e que colocam em risco ao vender a terceiros. Tendo em conta todo o material da empresa, será certamente algo a ter em conta e importante de se analisar, mas ao mesmo tempo, é desencorajador para investidores na mesma – que estão a colocar-se em risco de sérios problemas associados com a privacidade e segurança dos clientes.

Ao contrário de certas indústrias médicas nos EUA, a 23andMe não tem acordos de privacidade sobre os dados com entidades governamentais. Invés disso, a privacidade fornecida dos conteúdos foca-se apenas nos termos da própria empresa.

Tendo em conta a incerteza sobre o futuro da empresa, e dos dados da mesma, ainda mais com o potencial de terceiros poderem adquirir essa informação, muitos encontram-se a encorajar os clientes da 23andMe a cancelarem as suas contas e removerem os dados associados com as mesmas.