Bitwarden preocupa utilizadores com mudança na ideia de open source
O Bitwarden é um dos mais conhecidos gestores de senhas atualmente disponíveis, que ganhou bastante popularidade sobretudo pela sua transparência e segurança, adotando ideias open source.
No entanto, recentes alterações no projeto começaram a levantar algumas questões e preocupações por entre a comunidade. Recentemente a entidade realizou algumas mudanças que deixam preocupações dentro da comunidade, como a introdução de uma dependência proprietária bitwarden/sdk-internal.
Esta dependência conta com uma licença que apenas permite o uso do código junto de aplicações compatíveis com o Bitwarden, e proibindo o desenvolvimento para outras apps ou plataformas.
De relembrar que o Bitwarden tem vindo a desenvolver a sua plataforma de gestão de senhas baseada num modelo freemium, com vários clientes e aplicações para diferentes plataformas. A ideia do mesmo seria o uso de código open source, porém, muitos na comunidade apontam que a introdução desta nova dependência demonstra uma tendência para se começar a usar código proprietário e fechado ao mesmo.
Kyle Spearrin, CTO e fundador do Bitwarden, afirma que a integração do SDK pretende garantir a compatibilidade GPL e manter um repositório separado dos restantes SDKs e clientes. Spearrin afirma ainda que o SDK vai comunicar usando protocolos padrão.
A comunidade encontra-se agora bastante atenta às movimentações do Bitwarden, sobretudo sobre o licenciamento do seu código, tendo em conta que a base da entidade sempre foi a aposta em software open source.