Mais de 10500 artistas assinam carta aberta contra treino não licenciado de IA

IA

Alguns dos maiores nomes de Hollywood avançaram com um alerta para toda a indústria da IA. De acordo com o The Washington Post, 10.500 artistas assinaram uma carta aberta contra toda a indústria a treinar modelos de IA, recusando o uso de conteúdos não licenciados para treino dos modelos.

Em causa encontra-se o uso dos trabalhos dos artistas para o treino de modelos de IA, algo que vários artistas têm vindo a demonstrar-se preocupados com o avanço das tecnologias de IA.

“A utilização não licenciada de obras criativas para treinar a IA generativa é uma ameaça grave e injusta para os meios de subsistência das pessoas que estão por detrás dessas obras e não deve ser permitida”, lê-se na carta de uma frase.

A carta aberta possui alguns nomes de bastante destaque na indústria do cinema, como Julianne Moore, Rosario Dawson, Kevin Bacon e F. Murray Abraham. O objetivo dos artistas será demonstrar que se encontram contra o uso dos seus conteúdos e criações, sem autorização, para treino de modelos de IA, algo que tem sido uma grande preocupação na indústria.

O sindicato SAG-AFTRA e o Writers Guild of America realizaram recentemente greves em toda a indústria, exigindo melhores proteções para o seu trabalho e meios de subsistência contra a utilização de IA em projetos de estúdio.

Além disso, existem ainda vários casos de processos em tribunal de artistas contra algumas das maiores empresas de treino de modelos de IA, como a OpenAI, por uso sem autorização dos conteúdos para treino.