Modelo de IA da Anthropic agora pode controlar computadores

Claude

A Anthropic, criadores do modelo de IA Claude, revelaram um grande avanço para o modelo de IA da empresa, dando um novo passo para um controlo mais generalizado por parte da IA de vários sistemas.

A empresa confirmou que o Claude pode agora interagir diretamente com sistemas informáticos para realizar as mais variadas tarefas. A nova API da empresa permite que o modelo de IA tenha a capacidade de controlar sistemas informáticos, como o rato e teclado, para realizar várias ações nos mesmos.

Os utilizadores podem usar esta nova API para colocar o Claude em controlo de um sistema, e para realizar as mais variadas tarefas no mesmo. A empresa encontra-se a lançar agora a API, com o objetivo de recolher feedback da comunidade e dos programadores, e para melhorar a mesma no futuro.

Na mensagem da equipa de desenvolvimento é referido que “Com a utilização do computador, estamos a tentar algo fundamentalmente novo. Em vez de criarmos ferramentas específicas para ajudar o Claude a realizar tarefas individuais, estamos a ensinar-lhe competências informáticas gerais – permitindo-lhe utilizar uma vasta gama de ferramentas padrão e programas de software concebidos para pessoas.”

Um dos possíveis usos desta API será para automatizar tarefas regulares ou idênticas nos sistemas, e para testar aplicações em vários formatos.

“Os programadores podem integrar esta API para permitir ao Claude traduzir instruções (por exemplo, “utilizar dados do meu computador e em linha para preencher este formulário”) em comandos de computador (por exemplo, verificar uma folha de cálculo; mover o cursor para abrir um navegador Web; navegar para as páginas Web relevantes; preencher um formulário com os dados dessas páginas; etc.).”

A equipa afirma que ainda existem pontos a melhorar, e que as capacidades do Claude para controlo ainda estão algo limitadas. Por exemplo, este não consegue “arrastar” ou fazer “scroll” numa determinada zona.

Uma vez que a nova API pode ter um forte potencial para Spam, a empresa encontra-se ainda a aplicar sistemas para filtrar pedidos que possam ser considerados spam ou prejudiciais, evitando o uso da ferramenta para tarefas desapropriadas.