Huawei revela novos modelos Nova 13 e Nova 13 Pro na China

Huawei Nova 13

A Huawei continua a apresentar todas as suas novidades no mercado, mesmo ainda enfrentando problemas em alguns países, como nos EUA. Durante um evento realizado esta semana na China, esta revelou a sua nova linha de smartphones de gama intermédia, com os novos Nova 13.

Estes novos modelos focam-se em trazer para o mercado características premium, a um preço que não deixe o bolso vazio dos utilizadores. O Nova 13 Pro chega com um novo sistema de câmaras traseiras, com três sensores, cobertos por um vidro protetor.

Mas começando pelo Huawei Nova 13, este conta com um ecrã OLED de 6.7 polegadas, com uma taxa de atualização de 120 Hz e uma resolução total de 2412×1084. Já o Nova 13 Pro conta com um painel OLED curvo de 6.76 polegadas, e com uma taxa de atualização de 120 Hz e resolução 2776×1224.

Ambos os modelos contam com o processador Kirin 8000, juntamente com até 12 GB de RAM e 1 TB de armazenamento interno. Além disso, e ao contrário do que era esperado, ambos os modelos contam com o sistema HarmonyOS 4.2, embora esteja prevista a atualização para o HarmonyOS Next nos próximos meses.

Quanto às câmaras, o Huawei Nova 13 conta com um sensor principal de 50 MP, acompanhado por uma lente ultrawide de 8 MP, capaz ainda de capturar em modo macro, e conta ainda com uma câmara frontal de 60 MP. Já o Nova 13 Pro conta com um sensor traseiro principal de 50 MP, mas que junta ainda o suporte para zoom de 5 vezes e foco automático, e com o sensor telefoto de 12 MP, além da lente ultrawide de 8 MP. Este modelo conta ainda com um sensor de abertura variável entre  f/1.4 e f/4.0.

Dentro do sistema, a Huawei revela ainda várias adições focadas em Inteligência Artificial, onde várias novidades integram melhorias voltadas para a IA, de forma a otimizar as tarefas dos utilizadores no dia a dia. O processamento de imagens e vídeos também é melhorado com o mesmo sistema, para garantir a melhor qualidade possível na captura de conteúdos.

Embora ambos os dispositivos tenham sido confirmados na China, ainda se desconhece se irão receber uma versão global em breve.