Chrome Web Store pode permitir criação de lojas de extensões personalizadas
A Google revelou que se encontra a trabalhar numa nova funcionalidade para a Chrome Web Store, que irá permitir aos utilizadores terem uma forma de criar “lojas personalizadas” de extensões. Esta funcionalidade vai encontrar-se focada, sobretudo, para empresas.
A ideia será ter uma forma das grandes empresas criarem as suas próprias “Chrome Web Store”, com extensões selecionadas que podem ser usadas dentro do ambiente da mesma. Esta loja personalizada pode conter tanto extensões dedicadas da Web Store regular – disponíveis para qualquer utilizador – como também extensões que sejam voltadas apenas para uso interno.
A funcionalidade iria ficar disponível para empresas que tenham acesso ao Chrome Enterprise, e seria uma forma de garantir mais segurança no uso da plataforma. Ao mesmo tempo, iria ajudar os utilizadores a usarem apenas extensões aprovadas pela entidade, evitando o uso de possíveis extensões maliciosas.
Ao mesmo tempo, iria ainda permitir às empresas terem forma de recomendar extensões que sejam úteis para os mais variados fins internos, invés de se ir por listas padrão ou recomendações gerais da Chrome Web Store.
Ao mesmo tempo, também permitiria aos administradores da rede terem mais detalhes sobre as extensões usadas pelos utilizadores dentro da rede.
Esta novidade deve ficar brevemente disponível para os administradores de sistemas em grandes empresas, como parte do Chrome Enterprise.