GTA San Andreas celebra o seu 20º aniversário

GTA SA

Para muitos, GTA San Andreas é um clássico da Rockstar Games, tendo sido o jogo que verdadeiramente impulsionou a saga para o mundo ainda na altura da PS2. O titulo celebrou este fim de semana os seus 20 anos, sendo que um dos ex-diretores que trabalhou no mesmo revelou também algumas curiosidades para celebrar a data.

Obbe Vermeij, ex-diretor técnico da Rockstar Games, trabalhou diretamente na criação de GTA:SA, tendo acompanhado o nascer do que viria a ser um dos títulos de maior sucesso da saga.

A partir da sua conta na X, o mesmo revelou detalhes que nunca tinham sido conhecidos sobre o jogo e o seu desenvolvimento. Segundo o mesmo, GTA:SA poderia ter sido bastante diferente, sendo que a ideia original seria integrar três mapas diferentes para cada uma das cidades – invés de ter um grande mapa final onde fossem englobadas as três cidades.

Os jogadores iriam depois viajar pelas cidades de comboio ou avião, e cada uma iria contar com as suas particularidades, como é o caso de veículos independentes, polícia e até pessoas no meio. Um dos motivos para esta ideia original seria derivado das limitações de memória da PS2.

Separar o mapa em três cidades, e tecnicamente, em três mundos diferentes, iria permitir reduzir a necessidade de recursos mais elevados do hardware, algo que era bastante limitado na PS2.

No entanto, embora a equipa ainda tenha começado a trabalhar nestas três cidades, no final veio a ideia de juntar as mesmas em apenas um mapa gigante, que seria focado em fornecer a ideia de um mundo aberto para o jogador. Além disso, mesmo que o mapa fosse sempre o mesmo, iria-se manter as características individuais para cada uma das cidades no mesmo.

O ex-diretor deixou ainda a lembrança que os videojogos na altura eram algo bastante diferente do que se encontra nos dias de hoje. Não havia plataformas digitais de distribuição e a internet estava a dar os primeiros passos, onde nem todos teriam acesso à mesma.

Levou seis semanas para produzir os primeiros lotes de DVDs do jogo, e não havia ainda espaço para erros. Patches e atualizações não eram algo possível de se aplicar rapidamente.

Como a internet era bastante mais limitada, os jogadores também tinham muita menos informação sobre o jogo, aumentando a antecipação. Muitos apenas teriam ideias gerais do que esperar, de trailers e algumas imagens partilhadas na altura em círculos fechados.

Para grandes lançamentos, como os de GTA:SA, as lojas ficavam abertas depois da meia noite, para permitir que os primeiros jogadores comprassem logo o jogo no inicio do dia.