Google Chrome recebe melhorias no sistema de poupança de RAM

Google Chrome com RAM

O Google Chrome é quase sempre associado a um uso de RAM elevado dos sistemas, tanto que já se tornou praticamente um “meme” da internet. No entanto, a Google tem vindo a trabalhar para contornar essa ideia, e nas recentes versões do navegador, foram implementadas várias melhorias nesse sentido – incluindo mesmo um sistema dedicado de gestão de abas e de memória.

Embora o sistema já se encontre no Chrome, a Google pretende ir ainda mais longe, e a nova atualização focada para o sistema de poupança da RAM pode ajudar nesse passo. O novo sistema agora vai analisar o impacto de desempenho de cada aba no sistema, e sugerir aos utilizadores ações a tomar.

Por exemplo, caso o sistema detete uma aba que se encontra a usar recursos elevados da RAM ou processador, o Chrome pode agora sugerir que os utilizadores recarreguem a mesma ou a suspendam. A tarefa pode ser realizada com apenas um clique – ou para quem pretenda, pode ser inteiramente desativada.

Existem ainda três modos de “poupança” da RAM: Padrão, Balanceado e Avançado. No modo padrão o sistema analisa as necessidades dos recursos, e suspende automaticamente as abas conforme necessário. O modo Balanceado tem em conta tanto o uso dos recursos como os hábitos de navegação dos utilizadores.

Já o modo avançado é também o mais agressivo, suspendendo as abas de forma imediata depois de deixarem de ser usadas por um espaço de tempo. Desta forma, os recursos podem ser usados para outras atividades no sistema, mantendo o mesmo estável e rápido.

Obviamente, os utilizadores ainda possuem total controlo sobre quais as abas que não podem ser suspensas, ou a forma agressiva com que a poupança dos recursos é feita.

Por agora, a Google não revelou em que versão do Chrome as novidades vão ficar disponíveis, mas tendo em conta as melhorias feitas nas últimas versões, não deverá demorar muito tempo para chegar a todos.