Notas Comunitárias da X encontram-se a falhar na tarefa a que se destinam
Embora a X tenha vindo a tentar melhorar as suas ferramentas de moderação, e a forma como publicações enganadoras se distribuem pela plataforma, os dados parecem confirmar que essa tarefa ainda se encontra longe de ser eficaz.
Desde que Elon Musk começou a tomar conta da plataforma, esta tem vindo a ser cada vez mais o alvo de campanhas de desinformação, e de publicações focadas para o ódio e engano. E os dados mais recentes do The Center for Countering Digital Hate (CCDH) parecem confirmar mais uma vez isso mesmo.
O estudo teve como base analisar a forma como as ferramentas de moderação da X, e mais concretamente as Notas comunitárias, se encontram a realizar o controlo das publicações enganadoras partilhadas na plataforma.
Os investigadores analisaram um total de 283 publicações enganadoras, e que foram classificadas com Notas Comunitárias, entre 1 de Janeiro e 25 de Agosto. Destas publicações, cerca de 209 das publicações não apresentaram as notas comunitárias a todos os utilizadores. A situação era sobretudo visível quando essas publicações era copiadas diretamente para outras contas.
Em dados ainda mais alarmantes encontra-se o facto de que essas publicações foram vistas mais de 2.2 mil milhões de vezes dentro da X. Ou seja, tiveram um alcance consideravelmente elevado, apesar de serem inteiramente enganadoras ou falsas.
Ao mesmo tempo, o The Washington Post também realizou um estudo similar, mas que indica que os problemas vão ainda mais além de simplesmente publicações focadas em campanhas eleitorais e presidenciais. No estudo realizado por esta fonte, os problemas surgem também em publicações sobre os mais variados temas, onde publicações enganadoras podem passar dias ou até semanas sem qualquer nota e notificação, além de poderem ser rapidamente distribuídas por outros meios dentro da X.
Um dos exemplos encontra-se até na própria conta de @elonmusk, que em Julho enviou um vídeo que foi confirmado como manipulado, e onde Harris falava sobre o presidente Joe Biden e em como este se encontrava “senil”. O vídeo tinha sido confirmado como manipulado digitalmente, e apesar disso, a publicação não possui qualquer nota associada com a mesma.
Estes estudos indicam que a plataforma de Notas Comunitárias da X, antigo Twitter, ainda possui falhas consideráveis que necessitam de ser corrigidas, e que não são eficazes para prevenir as publicações enganadoras na rede.