Xiaomi vai aumentar a RAM base dos seus smartphones premium
Cada vez mais as fabricantes de smartphones encontram-se a adotar tecnologias de IA para os mesmos, e a Xiaomi é certamente uma delas. No entanto, para usar estas tecnologias, é necessário que os dispositivos tenham memória RAM capaz de aguentar com essa tarefa.
A pensar nisso, a Xiaomi encontra-se a realizar algumas mudanças nas configurações base dos seus modelos premium. A empresa deve começar a adotar modelos com a base de 12 GB para a gama premium, permitindo assim que os mesmos estejam adaptados para as tarefas necessárias de IA em formato local.
Wang Teng, vice-presidente da divisão de marketing da empresa, confirmou a mudança, clarificando que a IA será um dos fatores. Os dispositivos ficam assim preparados para usar as novas funcionalidades de IA, sem que se tenha de limitar a disponibilidade das mesmas.
Segundo o executivo, os smartphones modernos necessitam de maiores capacidades de processamento, e também de uma maior capacidade de RAM, para terem suporte a novas tecnologias de IA. Os modelos de 8 GB já deixaram de ser suficientes para tais atividades.
Teng afirma que os consumidores, ao escolherem um novo smartphone, devem sempre optar por modelos com mais capacidade de RAM, para estarem preparados para as futuras tecnologias de IA.
Estas mudanças podem ser verificadas na nova linha do Xiaomi 15, que possui o modelo base com 12 GB de RAM. Espera-se que os futuros dispositivos da empresa sigam a mesma tendência.
Por enquanto, a mudança foca-se apenas para os dispositivos de gamas premium, sendo que os restantes modelos de gamas inferiores ainda devem manter-se com configurações mais em conta – tendo também em conta o preço final de venda dos mesmos.
Porém, esta medida pode também fazer com que os dispositivos premium venham a ficar mais caros. A Xiaomi já tinha confirmado que os futuros modelos a chegarem ao mercado poderiam ter preços mais elevados do que gerações anteriores, e fornecer mais RAM possui certamente impacto para tal. A isto junta-se ainda os aumentos de preço em geral na indústria e nos processos de fabrico.