Windows Recall volta a ser adiado para Dezembro

Windows Recall

A Microsoft encontra-se a preparar uma funcionalidade algo controversa para o Windows 11, apelidada de Windows Recall. Esta função, destinada a sistemas Copilot+, usa IA para gravar tudo o que os utilizadores façam nos seus sistemas.

Embora a Microsoft tenha vindo a garantir a segurança e privacidade desta função, muitos ainda consideram que a mesma pode ser usada para vários fins que não são propriamente “dentro das linhas”.

Depois de ter sido apresentada em 19 de Junho, a Microsoft foi obrigada a adiar o seu lançamento, devido a todas as questões de privacidade e ao feedback dos consumidores. O lançamento estava previsto de chegar em breve, mas agora, a Microsoft volta novamente a adiar a sua disponibilidade.

Desta vez, a empresa afirma que o Recall irá voltar a ficar disponível em Dezembro, depois da empresa analisar todo o feedback recolhido. Esta afirma que ainda existem algumas funcionalidades que necessitam de ser melhoradas, entre as quais algumas respostas para as questões de privacidade e segurança desta função.

De relembrar que o Windows Recall estava previsto de começar a chegar aos sistemas em Outubro, mas isso não aconteceu. Agora a nova data será para dezembro, dando assim mais umas semanas para a empresa atualizar a funcionalidade.

Não existem uma data concreta para quando a funcionalidade ficará disponível para os utilizadores. No entanto, independentemente de quando isso venha a acontecer, certamente que vai continuar a levantar-se questões sobre a privacidade e segurança para os utilizadores, e da recolha que é feita pelo sistema das informações.

Uma das formas que a Microsoft tem vindo a tentar aliviar essas questões passa por indicar que a funcionalidade será inteiramente opcional, e que os utilizadores podem remover a mesma completamente dos sistemas caso assim o considerem – invés de apenas desativarem a mesma.