Google Cloud torna autenticação em duas etapas obrigatória para todos em 2025

Google em cofre

A Google confirmou que, a partir de 2025, todas as contas da Google Cloud necessitam de ter a autenticação em duas etapas ativa, como forma de melhorar a segurança da plataforma.

Esta medida prende-se com as alterações que tem vindo a ser feitas na plataforma da Google, voltadas para a segurança das contas e dos utilizadores. O Google Cloud encontra-se voltado sobretudo para empresas, e permite às mesmas terem uma infraestrutura dentro da Google para as suas atividades. Com isto, é uma plataforma bastante usada para guardar e processar dados que podem ser importantes e sensíveis.

Com a nova medida, todos os administradores de contas Google Cloud, bem como utilizadores que tenham acesso aos serviços, passam a ter de usar autenticação em duas etapas para as suas contas. Doutra forma, deixam de poder aceder diretamente à plataforma até que ativem essa funcionalidade.

De forma a permitir que os administradores tenham tempo de realizar a mudança, a Google vai começar a enviar notificações durante os próximos dias, relembrando para a alteração. Esta medida vai ser aplicada em diferentes fases.

A primeira começa já este mês, onde os utilizadores da Google Cloud sem a autenticação ativa irão receber um alerta nas suas consolas, notificando para a necessidade de ativarem a mesma. Esta medida, segundo a Google, afeta 30% das contas ativas na Google Cloud.

A segunda fase deve começar no inicio de 2025, onde todas as contas existentes e novas da Google Cloud passam a receber uma notificação para ativarem a funcionalidade de proteção de forma mais agressiva. Por fim, a terceira fase será aplicada para o final do ano, onde todos os utilizadores passam a ter de usar a autenticação em duas etapas – quem não tenha ativado até então, deixa de poder aceder à plataforma até o realizar.

Segundo a Google, esta medida pretende melhorar a segurança da plataforma como um todo e das contas dos utilizadores, permitindo que os mesmos tenham acesso a um serviço mais seguro. Vai também de encontro com o que a empresa tem vindo a aplicar e reforçar para outras das suas plataformas.