Wayback Machine volta a ficar funcional depois de ataque de Outubro
A Internet Archive continua a restaurar as suas infraestruturas, depois de uma vaga de ataques que aconteceram em Outubro, e que levaram mesmo ao roubo de informações da entidade e de contas registadas na mesma.
Em inícios de Outubro, a Internet Archive foi alvo de vários ataques DDoS, que causaram a inacessibilidade da plataforma durante vários dias. Desde então, a entidade tem vindo a trabalhar para restaurar os serviços afetados – ao que se juntou ainda ataques de onde os atacantes obtiveram acesso a dados internos da entidade.
Hoje, a Internet Archive confirmou que a funcionalidade “Save Page Now” encontra-se novamente ativa. Com a mesma, os utilizadores podem rapidamente realizar a captura de sites, de forma a serem arquivados na plataforma do Wayback Machine.
Esta funcionalidade tinha sido uma das afetadas pelos ataques, e até agora ainda não se encontrava a funcionar corretamente. Com a novidade, os utilizadores podem novamente guardar as suas páginas para efeitos históricos, preservando conteúdos que poderiam ser eliminados da Internet.
De relembra que, a 14 de Outubro, a plataforma restaurou o Wayback Machine, embora em formato apenas de leitura. Os utilizadores poderiam aceder aos conteúdos, mas ainda não seria possível guardar os mesmos.
A plataforma afirma que vai começar a arquivar páginas que foram deixadas em atraso durante o período em que o Wayback Machine esteve inacessível, desde 9 de Outubro.