Rede dos tribunais judiciais de Washington alvo de ataque informático

Hacker como juiz

Os sistemas informáticos de Washington, nos EUA, encontram-se inacessíveis desde o final da semana passada, depois de as autoridades terem identificado acessos não autorizados nos mesmos.

Tendo em conta o ataque, os sistemas foram colocados em quarentena, estando inacessíveis. A par com isso, vários sistemas usados pelos tribunais de Washington e entidades associadas, bem como os websites, encontram-se inacessíveis ou com falhas.

De acordo com o portal Seattle Times, as autoridades agiram rapidamente depois de terem identificado um acesso não autorizado aos sistemas da entidade. A investigação terá sido iniciada, sendo que os sistemas foram colocados em quarentena por precaução, durante a fase de investigação.

As autoridades encontram-se agora a analisar os sistemas, para identificar o ponto de origem do acesso, e também para restaurarem o mais rapidamente possível os sistemas públicos.

Alguns dos tribunais e outros sistemas judiciais que dependem deste sistema encontram-se a trabalhar de forma limitada, com alguns dos serviços inacessíveis. As funções básicas dos tribunais e das ordens de trabalho, bem como julgamentos, devem proceder na normalidade e não foram afetadas por este incidente.

De momento ainda se desconhece se informação sensível ou potencialmente secreta terá sido roubada do ataque, ou quais os dados que os atacantes tiveram acesso durante o período de tempo em que se encontraram nos sistemas.