Nokia revela novas informações sobre recente ataque

Nokia logo

Recentemente a Nokia confirmou que estaria a investigar um alegado ataque, que teria levado ao roubo de várias informações internas da mesma. E agora, a empresa veio confirmar mais detalhes sobre o ataque.

O mesmo começou por ser confirmado em vários sites da dark web, onde um utilizador estaria a vender dados pertencentes à empresa. Na publicação, o atacante alegava que os dados teriam sido obtidos através de uma entidade parceira da Nokia, com acesso à infraestrutura da mesma.

Os dados estariam disponíveis para venda, e incluem chaves SSH, RSA e código fonte pertencente à Nokia. Na altura, a fabricante apenas indicou que estaria a analisar o ataque, e a averiguar a legitimidade do mesmo.

Agora, existem novas informações, com a empresa a deixar mais indicações sobre o ataque. Segundo a mesma, o ataque terá afetado uma entidade terceiro que trabalha diretamente com a Nokia, fornecendo software personalizado para a mesma, mas que os dados roubados não dizem respeito diretamente a produtos que a empresa forneça aos seus clientes.

A informação que terá sido roubada não diz respeito diretamente à Nokia, e não afeta o funcionamento ou segurança dos produtos e serviços da empresa. Esta refere ainda que os dados não incluem qualquer informação diretamente associada com os seus clientes, e que nenhum sistema direto da Nokia foi alvo do ataque ou do roubo de dados.

A Nokia afirma que o código fonte citado na publicação não diz respeito à empresa, mas à entidade terceira que trabalha com a mesma, e que não afeta o funcionamento da empresa em geral. A app em questão foi desenvolvida para ser usada apenas numa rede, portanto mesmo que o código fonte seja revelado, este será inútil para uso.

Apesar disso, a Nokia afirma que irá continuar a monitorizar a situação e a investigar o incidente, de forma a verificar se existe a possibilidade de outros dados terem sido obtidos ou roubados.