Nokia confirma aquisição da RapidAPI
A Nokia pode ter perdido algum valor no mercado face ao que se encontrava à alguns anos, mas a empresa tem vindo a apostar em novas aquisições para aumentar o seu portefólio. E recentemente, a empresa confirmou a aquisição de uma nova entidade.
Em comunicado, a Nokia acaba de confirmar a compra da Rapid, anteriormente conhecida como RapidAPI, uma startup focada no serviço de marketplaces de APIs. Com a aquisição, a Nokia pretende conjugar a ligação entre APIs e as redes móveis e 5G, ajudando os programadores a desenvolverem novas soluções para as mesmas.
Os termos da compra não foram revelados, mas a Rapid era uma startup avaliada em mais de mil milhões de dólares, e que conta com mais de 4 milhões de utilizadores ativos, e mais de 40.000 APIs disponíveis – de acordo com os últimos dados revelados pela entidade, sendo que podem ser diferentes dos atuais.
O valor de mil milhões de dólares na avaliação da Rapid foi tido em conta para 2022, sendo que o valor pode ter-se alterado desde então. Ainda assim, a plataforma tem vindo a apostar no crescimento, e em fornecer vários produtos e serviços associados para facilitar o uso da API.
Ao mesmo tempo, as notícias sobre a Rapid tem sido tudo menos boas, com o CEO Iddo Gino, que começou a empresa em 2015, a deixar o cargo de CEO em Abril de 2023, onde se seguiram mais saídas de cargos no topo, e eventualmente a um despedimento de 82% dos funcionários.
De momento desconhece-se o número total de funcionários da Rapid, mas acredita-se que o acordo pode envolver os mesmos passarem diretamente a trabalhar para a Nokia. A entidade vai manter as suas operações, mas ainda se desconhece quais os planos futuros para a entidade.