Ecosia e Qwant pretende criar um motor de pesquisa 100% europeu

European Search Perspective (EUSP)

Tendo em contas as novas legislações a serem aplicadas na Europa para diferentes serviços online, existe cada vez mais a tendência de se usarem plataformas sediadas nesta região, tanto por nível da segurança como de privacidade.

A pensar nisso, dois dos maiores motores de pesquisa alternativos no mercado, Ecosia e o Qwant, confirmaram que vão unir esforços para criar um sistema 100% independente europeu de pesquisa. Apelidado de European Search Perspective (EUSP), o mesmo pretende rivalizar diretamente com as ofertas de indexação do Google e do Bing, ambas empresas sediadas nos EUA.

O EUSP encontra-se previsto de ser lançado durante o próximo ano, e terá sede em França, sendo inteiramente aberto e focado para as leis europeias. O sistema de indexação pode ser usado por empresas e entidades independentes para qualquer atividade associada ao mesmo.

Este projeto encontra-se ainda a par com as ideias da Comissão Europeia, em aumentar o investimento em tecnologias europeias e colocar a região na vanguarda das mesmas. A Ecosia e Qwant terão equidade no EUSP, e encontram-se atualmente à procura de investidores externos para expandir as suas operações.

Atualmente, o mercado de pesquisa é liderado pela Google, mas ao longo dos anos, várias alternativas começaram a surgir para tentar combater esta dominância, seja com foco na privacidade ou em fornecer conteúdos que a Google não possui.