Coca Cola alvo de críticas por usar IA em campanha de natal

garrafa de coca cola

Independentemente do que se pense sobre a Inteligência artificial, a realidade é que a mesma encontra-se cada vez mais presente no dia a dia, e as marcas também começam a adotar cada vez mais a tecnologia para os mais variados fins.

A Coca-Cola é uma das que recentemente abraçou a tecnologia, mas os resultados estão agora a criar alguma controvérsia. Em 1995, a marca iniciou a tradição de, todos os natais, lançar um pequeno anúncio a marcar a data – obviamente, com o objetivo de se focar na bebida mais conhecida do mundo.

Apelidado de “Holidays Are Coming”, este anúncio é um dos mais icónicos da marca para esta altura do ano, e desde 1995 surge todos os natais com um toque personalizado da empresa. Este ano, a Coca Cola decidiu integrar novas tecnologias no mesmo, criando o anúncio inteiramente baseado em IA.

O vídeo deste ano foi criado inteiramente via IA, e conta com apenas 16 segundos de duração. As várias cenas apresentam diferentes cenários de natal, com pessoas onde os mais atentos claramente devem encontrar algumas indicações de que retratam IA.

Embora a ideia da marca fosse usar as novas tecnologias, para demonstrar um pouco do futuro, a receção do público tem sido algo negativa. Nos comentários existem muitos utilizadores que consideram o pequeno vídeo como uma produção “preguiçosa” e “sem vida”.

Apesar de todos os comentários, Javier Meza, diretor-geral europeu de marketing da Coca-Cola, defendeu a criação, indicando que terá sido uma decisão da marca para trazer a mesma para a realidade atual.

A realidade é que o vídeo, embora curto, demorou apenas algumas semanas a ser realizado com IA, sendo que com elenco real, e produções mais avançadas, poderia ter demorado bem mais tempo, o que demonstra também algumas das características onde IA pode ajudar as empresas no dia a dia.