Digi: clientes reportam falhas de chamadas originárias da Vodafone

DIGI logo com quebras

A Digi entrou recentemente no mercado nacional das telecomunicações, e tem vindo a causar algumas mudanças também em outras operadoras. Conforme mais clientes começam a migrar para a nova operadora, também se começa a verificar alguns registos de problemas.

Vários clientes da Digi encontram-se a reportar problemas, que parecem estar diretamente relacionados com a Vodafone. Existem vários relatos de utilizadores da Digi que não estão a conseguir realizar ou receber chamadas corretamente para números que se encontrem na operadora Vodafone.

De acordo com os relatos, quando a chamada é feita a partir de um número Digi para um contacto da Vodafone, esta é realizada corretamente, sendo que o mesmo ocorre também no envio de mensagens.

Porém, quando é um número da Vodafone a contactar um número Digi, a chamada pode apresentar vários problemas. Os relatos indicam problemas a nível da qualidade, com o volume da chamada demasiado baixo, quebras na ligação ou até mesmo a impossibilidade de realizar a chamada de todo. Os contactos da Vodafone, em certos casos, simplesmente recebem um sinal de “ocupado” para as chamadas Digi.

O mesmo problema verifica-se também a nível das mensagens SMS, que aparentam não encontrar-se a funcionar corretamente, apresentando falhas de entrega quando se tentam enviar para números Digi.

Esta situação apenas parece ocorrer para contactos da Vodafone, sendo que não se verifica os mesmos problemas para as operadoras Meo e NOS.

O TugaTech tentou replicar os problemas indicados, e numa área onde existe boa cobertura para todas as operadoras, verificamos igualmente a existência de uma qualidade inferior de ligação para chamadas feitas de números Vodafone para números Digi. Nos nossos testes, a qualidade da chamada é baixa, com cortes durante a mesma que tornam, em alguns casos, impossíveis de compreender corretamente a chamada.

No entanto, não conseguimos replicar o mesmo problema com mensagens SMS, sendo que os testes feitos – sem uso de RCS – funcionarem sem problemas aparentes.

Até ao momento não existe uma clarificação concreta sobre o problema, sendo que o suporte da Digi também não indicou a existência de problemas sobre a sua rede.